O meu nome é Rita e sou mãe de dois meninos. Sou doutorada em Biologia e faço investigação em golfinhos e baleias.

Há uns anos atrás encontrei o Yoga e decidi mudar a minha vida e resolver de vez vários problemas emocionais e físicos de que sofria. Dediquei-me assim ao estudo de vários temas relacionados com bem-estar, como nutrição holística, Ayurveda, Coaching,  meditação ‘Mindfulness’, Budismo, e mais tarde Sagrado Feminino, Xamanismo e Psicologia Analítica. 

Mas tudo começou com o Yoga…

Apesar de me ter iniciado no Yoga em 2008, foi apenas em 2011 que me dediquei a uma prática diária quando descobri o método de Ashtanga, que na altura fez todo o sentido para mim. Logo nesse ano viajei para a Índia para aprofundar a minha prática em Mysore, no K Pattabhi Jois Ashtanga Yoga Institute (KPJAYI) com a filha de Sri K. Pattabhi Jois, Saraswathi Jois e ainda em Goa, com Rolf Naujokat e Marci. Pratiquei diariamente desde então, com exceção dos períodos de paragem que foram necessários durante as minhas gravidezes e recuperações pós-parto. Em 2015 frequentei um curso para professores de Ashtanga ministrado por David Swenson. Em 2016 regressei a Mysore para estudar com Sharath Jois, o director do KPJAYI. Após anos desta prática intensiva surgiram algumas lesões e tive que ser operada à anca, algo que me fez repensar a minha prática e o modo como o Yoga é ensinado no Ocidente. Dediquei-me ao estudo de anatomia e biomecânica e de  outros métodos de yoga, como o Yin Yoga. Fiz formação em mindfulness e Yin Yoga com Sarah Lo e completei um curso geral de 200hr com Marco Peralta. Fiz ainda formação de Yoga para bebés e crianças pela Escola Babyoga Portugal.

Tudo aquilo que aprendi ao longo dos anos, com vários professores, e por experiência e estudo próprio, culminou num conjunto de conhecimentos que me permite adaptar a prática de yoga e meditação a cada pessoa. E é isso que gosto de fazer, proporcionar uma prática individualizada, mesmo que seja num contexto de grupo.

Ao longo dos anos, e através da minha prática de yoga e meditação, fui desenvolvendo a minha espiritualidade de uma forma bem profunda, como forma de me conhecer melhor. Tenho seguido o caminho do xamanismo e do sagrado feminino. Foi como um regresso às origens. Tornei-me mestre de Reiki e sacerdotisa da Deusa, trilhando um caminho de expansão de consciência e crescimento individual muito forte. Para isso estudei, fiz cursos como Guardiã de Círculos de Mulheres e Guardiã do Conselho das Anciãs das 13 Luas, e vivenciei tudo o que aprendi. E que aprendo! Porque na realidade nunca tem fim! 

É esta expansão de consciência, crescimento espiritual e poder de cura que senti a necessidade de partilhar e passar a outras Mulheres nas minhas sessões de Mentoria. 

Sigo uma abordagem completamente holística e adaptada a cada Mulher que tenho à minha frente, de forma a que todas possam resgatar o seu poder pessoal e chegarem onde querem nas suas vidas. 

Mais recentemente decidi expandir os meus conhecimentos e estou a fazer uma pós-graduação em Psicologia Analítica. Escolhi esta disciplina porque contempla a psique como um todo, o que complementa bem a minha abordagem no yoga e na espiritualidade. 

Considero por isso que tenho um cinto cheio de ferramentas que fui juntando ao longo dos anos, e que a minha missão é usá-las para o bem comum, ajudando quem vem até mim a viver de uma forma plena e feliz. E faço isso de uma forma verdadeira e o mais autêntica possível! 


No que podemos trabalhar juntos