fbpx

Encontrar um bom tapete de yoga

Um dos materiais mais importantes para a prática de yoga, quer de yogis novos ou daqueles mais experientes é o tapete. No melhor dos casos, os tapetes facilitam o nosso crescimento e a energia, apoiando nossos movimentos. Na pior das hipóteses, um tapete pode interferir na ligação mental que a prática de yoga nos proporciona, por ser escorregadio ou muito fino.

Se estão à procura do vosso primeiro tapete de yoga ou se apenas querem tentar algo novo e diferente, a equipa do site Reviews.com concluiu que existem alguns factores a levar em conta ao escolherem o tapete que melhor se adequa à vossa prática:

Materiais

As opções mais populares hoje em dia são feitas de PVC (cloreto de polivinilo), que tende a funcionar bem em aulas normais. Poderão optar por um material mais ecológico, ou simplesmente preferir a sensação de um tapete mais natural. Se este for o caso, podem  explorar os que são feitos de algodão, juta, borracha natural reciclada, resina ou bambu / cânhamo.

Estrutura da célula fechada ou aberta

A estrutura celular de um tapete tem a ver com a sua absorção. Os tapetes de células fechadas não absorvem a humidade, facilitando assim a sua limpeza. Os tapetes de células abertas tendem a absorver a humidade, permitindo maior aderência durante as aulas aquecidas.

Espessura e densidade

Algumas posturas de Yoga requerem equilíbrio, pelo que um bom tapete deve ser grosso o suficiente para ser amortecedor, mas não tão grosso que dificulte o equilíbrio. A espessura dos tapetes podem variar de 2 a 5 mm, sendo que os tapetes mais finos tendem a ser mais populares entre aqueles que gostam de se sentir mais o chão e os mais espessos para aqueles que preferem uma sensação mais almofadada.

Design e Textura

Existem inúmeros detalhes de design quando se procura um tapete. Embora essas opções dependam de preferências pessoais, a textura pode realmente ser bastante importante. Considerem sempre como é que sentem a superfície do tapete  tanto no início como no fim da aula (antes e depois do suor). Aqueles que são propensos a escorregar mais é melhor optarem por um tapete com uma textura que possa evitar isso.

Preciso de um tapete?

De igual importância é a questão de saber se um tapete de yoga é ou não necessário para a prática. Algumas pessoas podem optar por praticar sem tapete, mas isto vai depender também do tipo de prática. O ambiente de prática também afetará essa escolha. Se estão a  participar de uma classe de grupo, muitas vezes é mais seguro usar um tapete para manter o espaço pessoal e evitar lesões.

Para ler o artigo completo divulgado pela Reviews.com e para ver os tapetes que eles recomendam, vejam aqui: http://www.reviews.com/best-yoga-mat/.

You may also like

Leave a comment